© Projeto Dacnis 2019
Todos os direitos reservados

PRESERVAÇÃO PESQUISA EDUCAÇÃO
Home A Mata Projetos Serviços A Equipe Imagens Publicações Parceiros Contato

Desenvolvemos diversos projetos, alguns em conjunto com órgãos estaduais e federais, entre eles:


Estudos de História Natural nas áreas do Projeto Dacnis. Visam aumentar o conhecimento sobre diferentes espécies que habitam a mata e as complexas relações entre os seres vivos. Esses dados são fundamentais para a elaboração de planos de manejo e de estratégias de conservação, sejam eles restritos às áreas do Projeto Dacnis ou para a Mata Atlântica em geral. Alguns desses estudos já resultaram em artigos publicados na mídia científica. Em São Francisco Xavier, conduzimos estudos na nossa própria reserva e também em outras áreas privadas, com a colaboração, o entusiasmo e, quase sempre, a participação dos proprietários. Pesquisar altitudes distintas de Mata Atlântica montana está fornecendo informações muito interessantes.


Levantamento de fauna. Nas áreas do Projeto Dacnis, a presença constante da equipe garante um monitoramento regular de fauna — mamíferos, aves, répteis, anfíbios, lepidópteros — o ano todo, permitindo mapear seus movimentos, sazonalidades, comportamentos e a saúde da floresta. Os registros são feitos por fotos e/ou gravação de vocalização, e também com o precioso auxílio de câmeras de trilha, que gravam imagens e vídeos 24 horas por dia, 7 dias por semana. Veja abaixo o resultado atualizado deste trabalho. Também monitoramos a fauna de Ubatuba e de São Francisco Xavier — na Mata Atlântica, em seu entorno e no perímetro urbano do município e do subdistrito. Todos os registros estão sendo organizados em um grande acervo.


LEVANTAMENTO DE FAUNA EM UBATUBA E SÃO FRANCISCO XAVIER
resultados parciais até maio de 2019







LEVANTAMENTO DE FAUNA: NÚMERO ATUALIZADO DE ESPÉCIES (maio 2019)



Início do Programa de mudas nativas no Projeto DacnisRecuperação de áreas deterioradas. Há algumas áreas nas propriedades que sofreram desmatamento devido a atividades humanas ou incêndios antes de o Projeto Dacnis incorporá-las. Estamos implementando um viveiro de mudas de espécies nativas pioneiras (à direita, na foto), com sementes colhidas do chão da floresta. A ideia é acelerar a recuperação dessas áreas, atraindo aves e outros animais para que ajudem na dispersão de sementes, assim tornando o processo de regeneração mais rápido.


Educação ambiental. Ministramos palestras e passeios guiados para estudantes, já que respeito à natureza e consciência ecológica são qualidades que se adquirem mais facilmente na juventude. Em São Francisco Xavier, estamos implementando um projeto de longo termo nas escolas locais.


Levantamento e monitoramento de fauna no Arquipélago dos Alcatrazes. Esta parceria técnica com o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, subordinado ao Ministério do Meio Ambiente) e a Estação Ecológica (ESEC) Tupinambás, São Sebastião, contribuiu para a implantação do pRefúgio de Vida Silvestre do Arquipélago de Alcatrazes.


PAN Insular (Plano de Ação Nacional) para o monitoramento das aves da Ilha da Queimada Grande. Parceria técnica com o ICMBio, ARIE (Área Relevante de Interesse Ecológico) Queimada Grande e ESEC Tupiniquins, com o intuito de mapear as aves que servem de alimento para a jararaca-ilhoa. Temos Sisbio para trabalhar com aves e herpetofauna, fazendo pesquisas e registros fotográficos.


Plano de Ação Nacional para Conservação da Herpetofauna Ameaçada da Mata Atlântica do Sudeste. Por meio do biólogo Edelcio Muscat, da equipe Dacnis, participamos do plano a fim de elaborar um planejamento estratégico e ações visando a conservação dessas espécies e seus ambientes.


Câmara Técnica de Ecoturismo do Parque Estadual da Serra do Mar (PESM), núcleo Picinguaba. Nela são discutidas ações visando o uso ecologicamente correto do núcleo e sua consequente preservação.


Conselho de Gestão do PESM, núcleo Picinguaba. Contribuição efetiva para a conservação da Mata Atlântica em Ubatuba.

Amaurolimnas concolor, saracura-lisa Psychotria nuda Rhinella ornata, cururuzinho Pecari tajacu, cateto, captado por uma câmera de trilha


Ubatuba
(desde 2010)

São Francisco Xavier
(desde julho de 2017)

Mamíferos

39

23

Aves

294

214

Répteis

29

14

Anfíbios

49

36